1 1 1 1 1

Mais produtos agrícolas regionais além fronteiras

madeira ex logo1Nas palavras das duas sócias da empresa, Ana Paula Vieira e Lisandra Teles, a Madeira Exótica surge de uma constatação muito simples: que "o nome Madeira vende". Mas que, apesar da qualidade dos produtos agroalimentares regionais, só muito dificilmente estes são encontrados nos principais mercados europeus.

Depois de confirmados o interesse do consumidor com um elevado poder de compra em determinados hortofrutícolas, caso da anona e do maracujá, e a possibilidade da expedição por via aérea, condição necessária, dada a fragilidade dos mesmos, a empresa é constituída a 16 de dezembro de 2013.

Entretanto, são muitos os contactos feitos com os agricultores, que, dizem, é uma das partes mais gratificantes de todo o projeto, e pelos quais têm o maior respeito, fazendo questão de pagar não só um preço justo como também de pagar atempadamente, para aferir da possibilidade de fornecer regularmente os produtos pretendidos, e a 31 de janeiro fazem uma primeira expedição de 300kg de anona, anona essa que faz o maior sucesso, sobretudo no mercado alemão. Desde então, já expediram aproximadamente 5 toneladas de anona.

 

madeira ex1Brevemente, tencionam expedir batata doce, cana de açúcar, tomate inglês, pera meloa e aquele que, julgam, será especialmente bem sucedido no mercado francês: o fruto delicioso. Para tal, têm inclusive a ideia de realizar um pequeno filme para a divulgação do modo correto para o seu consumo.

De igual modo, entendem que os produtos provenientes da agricultura em modo de produção biológico é uma aposta ganha, dada a grande procura existente.

Ressalvam ainda, e porque não pretendem rivalizar com outros produtos ditos exóticos já presentes nos mercados europeus, que a marca "Produto da Madeira" é uma mais valia, ao evidenciar as características específicas dos produtos comercializados.

O desafio para o futuro é uma maior diversidade, diversidade essa que depende sobretudo de uma maior aposta no seu cultivo, e, a se manter a tendência atual, de uma maior quantidade.

Em jeito de conclusão, dizem que a Madeira Exótica tem sido uma experiência enriquecedora, da qual destacam a recetividade, o entusiasmo e o empenho demonstrados por todos os intervenientes, e que é, também, uma "garantia de futuro".