Programa europeu dá voz ao sabor da Banana da Madeira |
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"Porque é que a Banana da Madeira sabe tão bem?" é o mote da nova campanha de comunicação que a Banana da Madeira adota no âmbito do programa europeu de divulgação do Símbolo RUP. Com assinatura da Brandia Central, a associação direta entre a origem do fruto e o seu sabor distintivo culmina na resposta "Porque vem de uma RUP, pois vem!". O Símbolo RUP é uma certificação europeia de qualidade para os géneros alimentícios provenientes das Regiões Ultraperiféricas - territórios geograficamente distantes do continente europeu, mas que são parte integrante dos países da União Europeia a que pertencem. A sua divulgação junto dos diferentes públicos - consumidor final, produtores e empresas transformadoras e retalhistas - insere-se no Programa Europeu Transnacional de Informação Sobre o Símbolo Gráfico das Regiões Ultraperiféricas. A banana da Madeira, que gerou receitas no valor de 12,6 milhões de euros em 2013, representando um aumento de 1,8 % face a 2012, está inserida num programa de apoio às Regiões Ultraperiféricas (RUP) impulsionado pela Comissão Europeia, cujo objetivo é promover o símbolo gráfico que certifica a qualidade dos géneros alimentares provenientes dos territórios que, apesar de geograficamente distantes do continente europeu, são parte integrante de países da UE. Iniciado em 2011, o projeto entra agora no seu último ano e aposta na valorização deste paladar nacional cuja produção anual é maioritariamente exportada para o continente (85%). |
"Dar voz ao sabor da Banana Madeira é o desafio que nos propomos. Quando sabemos que 74% dos portugueses considera ser esta a principal característica distintiva do fruto, é com expetativa que aguardamos o impacto da campanha junto dos consumidores", afirma Jorge Dias, presidente da GESBA - Empresa de Gestão do Sector da Banana, a entidade responsável pela implementação do programa em território nacional. "Porque a Banana da Madeira faz parte do ADN da ilha e a sua qualidade está intimamente ligada à origem, foi incontornável a integração dos elementos mais típicos desta Região Ultraperiférica na linguagem gráfica adoptada", refere, por sua vez, Miguel Viana, diretor criativo da Brandia Central. "Para além da associação sabor-origem, nesta terceira campanha procurámos ainda traduzir o papel dinamizador que esta cultura agrícola desempenha na região", conclui. O novo conceito de comunicação, já integrado no website e na página de Facebook da marca, vai estar em destaque nos eventos desportivos apoiados pela Banana da Madeira e nas ações de promoção a ser desenvolvidas, um pouco por todo o país e ao longo do ano. A GESBA – Empresa de Gestão do Sector da Banana – tem como principal missão a recolha da Banana da Madeira no produtor passando pela classificação, certificação, embalamento e preparação para a distribuição e comércio. Detentora da marca Banana da Madeira, a GESBA está empenhada em valorizar o produto e promover o consumo no país de origem. GESBA |