1 1 1 1 1 Pontuação 5.00 (1 Votos)

Madeira Vintners da CAF foi notícia no canal Euronews

caf madeira vintners doce Suzanne Pedro, Micaela Martins, Lisandra Gonçalves, Cristina Nóbrega, Gabriela Pestana e Jacinta Pedra são os nomes das seis mulheres responsáveis pela marca Madeira Vintners, a mais recente marca Vinho da Madeira com Denominação de Origem Protegida (DOP).

Um caso de sucesso em termos de exportação, que foi tema do programa “Business Planet” do canal de informação Euronews durante dez dias.

O projeto que deu origem à marca Madeira Vintners é da responsabilidade da Cooperativa Agrícola do Funchal e da Direção Regional de Agricultura. Conta também com fundos da Comissão Europeia, através do PRODERAM, o Programa de Desenvolvimento Rural da Região Autónoma da Madeira.

O projeto foi finalista da edição de 2017 dos Prémios Europeus de Promoção Empresarial, promovidos pela Comissão Europeia. O Dr. José António Coito Pita dirige a Cooperativa Agrícola do Funchal e explicou àquele canal de informação o que está por trás do lançamento da marca: “Estudámos e chegámos à conclusão de que era possível criar uma empresa na área da produção e comercialização do vinho Madeira, que é excecional”.

 

Como curiosidade, refira-se que a marca Madeira Vintners foi a única criada nos últimos 80 anos em termos de Vinho da Madeira, DOP. E é, de alguma forma, uma coisa de mulheres, o que contraria um setor e um mercado dominado por homens, da produção ao consumo. Nesta empresa, as coisas são diferentes, já que a Madeira Vintners quer inovar, como disse à Euronews a Dra. Suzanne Pedro, diretora financeira da Vintners: “É inovador, desde logo, por causa da equipa que lidera o projeto, que é composta apenas por mulheres. Inovador pelo grau alcoólico mais baixo, por ser feita a escolha da uva à mão e por usarmos uvas de Porto Santo.”

Recorde-se que para usar a Denominação de Origem Protegida Vinho da Madeira, o vinho tem de envelhecer pelo menos três anos.

A primeira colheita foi comercializada em 2016 e foi um sucesso pois de acordo com a Dra. Suzanne Pedro “As vendas duplicaram de 2016 para 2017 com relevância nos Estados Unidos da América. De referir que, só este ano, temos o nosso primeiro vinho de 5 anos. Será feito um lançamento no dia 8 março, dia da mulher”.

Entre os vários prémios recebidos nos últimos anos, os vinhos da Madeira Vintners foram distinguidos com alguns dos mais importantes galardões em Espanha, os Prémios Mezquita, na cidade andaluza de Córdoba.

Em 2017, foram premiados, com ouro, o Madeira Vintners Meio Doce 2012 e o Madeira Vintners Meio Seco 2012 e, com prata, o Madeira Vintner Doce 2012.

Para ver a reportagem do canal Euronews sobre a Madeira Vintners pode clicar aqui.

Fonte: Cooperativa Agrícola do Funchal e programa "Business Planet" do canal Euronews de 10 de fevereiro de 2018

 

Joaquim Leça
Direção Regional de Agricultura

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.