1 1 1 1 1

As novas produções regionais

prod regional2A modernização da agricultura tem alterado diversas conceções. Atualmente, a comercialização orienta a produção, na medida em que influencia as decisões do produtor sobre o que será produzido, quando ocorrerá a produção e para quem produzir, de forma a facilitar a aquisição dos produtos pelos clientes e consumidores ao longo da cadeia agroalimentar.

Por conseguinte, em plena época de concentração e domínio das grandes cadeias de distribuição de bens alimentares, os produtores regionais têm gradualmente feito face às exigências e necessidades do mercado regional.

De facto, a produção regional tem vindo a inverter a tradição de forte importação de hortofrutícolas.

De salientar o crescimento significativo dos produtos agroalimentares regionais nas cadeias de distribuição a operar na Região. A preferência pelos produtos regionais, assegurando aos clientes maior frescura, garantia e qualidade tem sido determinante para esse crescimento.

Ainda assim, continua a haver um défice de algumas produções na Região, pelo que se destaca um lote de 18 produtos hortofrutícolas de grande consumo e com baixa produção regional, mas com grande potencial de crescimento.

 

prod regional1Verifica-se, no entanto, que alguns dos produtos hortofrutícolas de elevado consumo na Região são de origem externa, pelo que considera-se importante estar atentos a esta realidade, com o sentido de permitir a produção destas culturas, nomeadamente o tomate (especialmente o de cacho e chucha), a cenoura, o pimento, as couves brócolo, flor e lombarda, a curgete, o melão, a meloa, o kiwi e o morango, fazendo com que a presença dos produtos de origem externa nas cadeias de distribuição seja mais reduzida.

A substituição destes produtos de origem externa por regionais permitirá não só garantir rendimentos crescentes aos produtores da Região, mas especialmente permitir aos consumidores um maior grau de frescura dos produtos que adquirem para as suas casas.

Para mais informações, contacte os serviços da Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural ou para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

 

Lucília Lourenço
Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.