1 1 1 1 1 Pontuação 5.00 (1 Votos)

Associação In Loco lança “Guia para Consumir Local”

guia consumir local capa “A produção local procura consumidores locais” é o mote lançado pela Associação In Loco, na semana do lançamento do “Guia para Consumir Local”, uma iniciativa 100% Local, cofinanciada pelo NOPLANETB-AMI, pelo Instituto Camões e pela União Europeia. Podia ser o título de um anúncio de jornal, mas é na verdade uma forma de despertar para a necessidade de mudança de comportamentos, contribuindo, através do consumo alimentar, para a economia local e consequente diminuição da pegada ecológica.

A problemática não é recente. Sabemos que, a cada ano, os recursos anuais do Planeta se esgotam mais cedo e, segundo os cálculos da organização Global Footprint Network, se todos os países consumissem tanto como os valores médios da população portuguesa, este ano teriam findado no passado dia 25 de maio. Assim, a capacidade de regeneração dos recursos da Terra não suporta os estilos de vida dos seus habitantes, pelo que encontramo-nos a viver a crédito, “pedindo emprestado” às gerações futuras.

 

É na aposta de uma economia circular (da produção ao consumo) que está o caminho para a sustentabilidade. 

A alimentação é o que mais pesa na pegada ecológica de Portugal e é, também, a componente que o consumidor mais facilmente pode alterar. Optar pela compra de produtos locais, frescos e da época, produzidos em modos mais sustentáveis, provenientes de uma agricultura familiar de pequena escala, e privilegiar circuitos curtos agroalimentares que resultam numa maior proximidade entre produtores(as) e consumidores(as), são alguns dos hábitos a adotar.

A opção do consumidor pelos produtos locais surge, sobretudo, do grau de consciência e de informação detidos sobre os sistemas alimentares e da noção adquirida sobre a sua pegada ecológica e o seu impacto.

O “Guia para Consumir Local” pretende contribuir para esse propósito, explicando a importância do consumo alimentar em circuitos de proximidade. A publicação informa e apoia na tomada de decisão e de ação pela redução do impacto humano sobre o Planeta, facultando um conjunto de instruções orientadoras para a formação de consumidores(as) conscientes e responsáveis que privilegiam a aquisição de produtos alimentares locais.

Adquira-o gratuitamente e contribua para um Planeta mais sustentável através da alimentação!

O “Guia para Consumir Local” está disponível para download aqui.

 

Fonte: Notícia publicada a 01/06/2020 no sítio da internet da Rede Rural Nacional.

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.