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O que é o Global G.A.P.?

global gap logo O Global G.A.P é um sistema de certificação usado entre os produtores e proprietários de marcas na produção e comercialização de alimentos, com uma produção segura e sustentável. A marca comercial, o logótipo e o número de registo GLOBALGAP, não podem nunca aparecer no produto, na embalagem destinada aos consumidores ou no ponto de venda. É uma marca “Business to business" ("de negócio para negócio").

Este certificado é um sistema integrado de garantia da produção e abrange toda a produção do produto, desde as explorações agrícolas até à comercialização.

O referencial GLOBAL G.A.P. estabelece critérios muito rigorosos de boas práticas agrícolas e integra aplicações modulares para os diferentes grupos de produtos, incluindo a produção de plantas e de animais, de materiais de propagação de plantas e de forragens compostas, entre outros.

A norma serve como sistema global de referência para outras normas existentes e permite a cada parceiro da cadeia de fornecimento a possibilidade de posicionar-se no mercado global respeitando as exigências dos consumidores.

O crescimento dos mercados tem levado ao aumento das exigências por parte dos clientes de produtos hortofrutícola, pelo que a certificação Global G.A.P. garante a:

• Produção com segurança alimentar: princípios gerais do HACCP;

• Manutenção da confiança do consumidor na qualidade e segurança dos alimentos;

 

• Proteção do ambiente: Boas práticas agrícolas de Proteção Ambiental, minimizando os impactos negativos da Produção Agrícola no Ambiente;

• Atitude responsável nas condições de saúde, higiene e segurança dos Trabalhadores: bem como a consciencialização e responsabilidade quanto a assuntos sociais;

• Gestão da aplicação dos princípios gerais da proteção integrada das culturas e;

• Melhoria da utilização dos recursos naturais;

Assim, ao cumprir os Pontos de Controlo GLOBALGAP e os Critérios de Conformidade (CPCC), os produtores podem:

• Valorizar o seu produto, cumprindo um padrão globalmente reconhecido;

• Ter acesso a novos clientes, mercados, fornecedores e revendedores locais e globais;

• Reduzir a sua exposição aos riscos de segurança alimentar e de segurança dos produtos e;

• Ter uma melhoria e eficiência da gestão da sua produção.

 

Bibliografia consultada:
http://www.globalgap.org/ 

 

Divisão de Inovação Agroalimentar
Direção Regional de Agricultura

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