1 1 1 1 1 Pontuação 5.00 (1 Votos)

Produção de banana deixa antever ano recorde

banana DICA Depois de terem sido processadas mais de 20 mil toneladas de banana em 2016, a Gesba - Empresa de Gestão do Sector da Banana, poderá registar este ano um novo recorde ao nível da produção. Até finais de junho, a empresa pública já tinha processado mais de 839 toneladas (mais 8,09%), quando comparado com igual período de 2016.

Refira-se que Gesba está a proceder à implementação o sistema de certificação GLOBALGAP (ex-EUREPGAP), uma referência nos sistemas de Boas Práticas Agrícolas (BPA). É uma norma designada de "pre-farm-gate" (antes da saída da unidade de produção), o que significa que o certificado abrange toda a produção do produto.

Trata-se, pois, de um sistema integrado de garantia da produção desde as explorações agrícolas até à sua comercialização.

 

O selo GLOBALGAP é uma marca comercial destinada ao uso de empresa para empresa e, como tal, não é diretamente visível para o consumidor final.

O esquema é aberto aos produtores no mundo inteiro.

Os princípios do sistema GLOBALGAP baseiam-se nos seguintes conceitos:

- Segurança Alimentar: princípios gerais do HACCP;

- Proteção do Ambiente: Boas Práticas Agrícolas de Proteção Ambiental, de forma a minimizar os impactos negativos da Produção Agrícola no Ambiente;

- Condições de Saúde, Higiene e Segurança dos Trabalhadores, bem como a consciencialização e responsabilidade quanto a assuntos sociais.

 

Fonte: Página de internet da Secretaria Regional de Agricultura e Pescas

Comentar

Código de segurança
Atualizar