1 1 1 1 1

Madeira Vintners (CAF) conquista prémios em Espanha e na França

Em 2012, a Cooperativa Agrícola do Funchal (CAF) faz a sua primeira vindima em instalações arrendadas, colaborando, em parte, no escoamento de uvas, uma mais-valia para os agricultores madeirenses, que conseguem ver o seu produto aproveitado, e, por outro, iniciando a sua atividade como produtora de Vinho Madeira.

No ano seguinte, em 2013, a CAF realiza a sua segunda vindima, a primeira em instalações próprias, tendo elaborado contratos com viticultores, de forma a garantir a boa qualidade das uvas e o seu escoamento. Nesse ano, com uma nova área de negócio, a CAF cria e regista a marca Madeira Vintners.

E em abril de 2016, a Madeira Vintners lança o seu primeiro Vinho Madeira (VM), por ocasião do 65.º aniversário da CAF.

A Madeira Vintners é constituída por uma equipa exclusivamente feminina: desde o acompanhamento dos viticultores, o aconselhamento técnico, o processo de controlo e seleção, a produção e à comercialização, tudo é realizado por mãos de mulheres, visando a obtenção das características de excelência que o VM apresenta.

Ainda o primeiro VM da CAF não havia sido lançado e já havia ganho algumas distinções no âmbito do Concurso Internacional “Vino y Mujer 2016”, em Madrid, março de 2016 - Prémio Diamante no Vinho Madeira meio seco, na categoria de vinhos generosos e uma Menção Honrosa no Vinho Madeira meio doce, também na mesma categoria.

Em 2017, a Madeira Vintners vê, uma vez mais, o seu esforço e dedicação reconhecidos com os seguintes prémios:

- Ouro, Madeira Vintners Meio Doce 2012 - XXIII Prémios Mezquita, Córdoba, Espanha;

- Ouro, Madeira Vintners Meio Seco 2012 - XXIII Prémios Mezquita, Córdoba, Espanha;

- Prata, Madeira Vintners Doce 2012 - XXIII Prémios Mezquita, Córdoba, Espanha;

- Medalha de Ouro, Madeira Vintners Doce 2012 – 41.ª edição Challenge International du Vin ou International Wine Challenge, Bordéus, França.

 

Os prémios Mezquita, concursos ibéricos da qualidade de vinhos, constituem um valioso recurso para promover a excelência dos vinhos de Portugal e de Espanha.

madeira vintners ouro A 41.ª edição do Challenge International du Vin reuniu em 21 e 22 de abril p.p. com 740 provadores no Centro de Convenções de Bordéus.

Entre os 4.376 vinhos provados de 38 países foram considerados:

• 707 com medalha de ouro;

• 462 com medalha de prata;

• 219 com medalha de bronze.

A edição de 2017 foi presidida por Philippe Faure-Brac, presidente da União de Sommeliers de França, reconhecido em todo o mundo, tendo a CAF – MV como já foi referido, obtido a medalha de Ouro para o seu Vinho Madeira Doce 2012.

Trata-se de mais um prémio internacional que atesta a capacidade, inovação e qualidade dos Vinhos Madeira da responsabilidade da equipa feminina da CAF – MV.

Relembre-se que já em 2016 a CAF – MV tinha conquistado vários prémios no concurso espanhol atrás mencionado e no concurso “The Mondial des Vins Extremes”, organizado por CERVIM (Centro de Investigação, Estudo, Salvaguarda, Coordenação e Valorização da Viticultura de Montanha) com a colaboração de Aosta Valley, Itália, Departamento da Agricultura e Recursos Naturais e da Associação VIVAL, com o patrocínio da OIV (Organização Internacional da Vinha e do Vinho) e com o objetivo específico de promover a viticultura em regiões montanhosas (terrenos com declive acima dos 30%, altitude superior a 500m acima do nível do mar e viticultura em ilhas pequenas).