1 1 1 1 1 Pontuação 3.67 (3 Votos)

Campanha de produção de bananeiras 2015

campanha bananeiras em bancada
Bananeiras em bancada
campanha bananeiras envasadas
Bananeiras envasadas

O Centro de Bananicultura do Lugar de Baixo, Ponta do Sol, da Divisão de Fruticultura é responsável pelo fornecimento de plantas de bananeira aos agricultores, de forma a permitir a realização de novas plantações e substituições de plantações antigas por variedades com melhores características produtivas.

As áreas de acondicionamento, engorda e aclimatação de plântulas de bananeiras produzidas no Microlab Madeira por micropropagação in vitro recebem-nas, sendo primeiro colocadas em bancadas de enraizamento e/ou envasadas no Centro e vendidas diretamente ao agricultor para plantação, cerca de 3 meses após a sua receção tendo, em média, 50 cm de altura e 3 cm de diâmetro no colo.

As principais vantagens das bananeiras produzidas por micropropagação são a uniformidade de tamanho das plantas para plantação e serem clones de plantas selecionadas, por terem melhores características produtivas, além de isentas de pragas e doenças.

 

No período de 2009 a 2015 forneceu-se, em média, 18.400 plantas/ano, num total superior a 128.000 bananeiras, tendo-se fornecido, na campanha do ano transato, 21.499 plantas de bananeira a 184 agricultores, das variedades Robusta e Pequena Anã.

campanha bananeiras grafico


Bruno Silveira
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Direção Regional de Agricultura