1 1 1 1 1

Mais e melhor produção regional

O setor hortofrutícola regional continua a crescer e a mostrar todo o seu dinamismo, através da oferta de produtos de excelente qualidade. Como tal, o comércio de produtos regionais nas grandes cadeias de distribuição tem vindo, ano após ano, a aumentar significativamente, levando ao abrandamento no volume de importações.

tab1

 

Para tal, contribuiu o aumento da produtividade e a melhoria da qualidade dos produtos regionais, em resultado de uma maior preocupação dos produtores regionais em fazer face às exigências do mercado regional e a ultrapassar os desafios que a competitividade tem imposto.

Apesar da evolução positiva, importa assinalar que há ainda algumas carências de produções na Região que têm sido colmatadas através das importações, pelo que se destaca um lote de produtos hortofrutícolas de grande consumo, cuja produção regional não tem sido suficiente para suprimir as necessidades locais.

Assim, verifica-se que alguns dos produtos hortofrutícolas de elevado consumo na Região são de origem externa, porquanto considera-se importante promover uma maior produção destas culturas, nomeadamente o tomate (especialmente o de cacho), a cenoura, o pimento, as couves brócolo, flor e lombarda, a curgete, a manga, a papaia, o kiwi, o limão e o morango, para que a presença dos produtos de origem externa nas cadeias de distribuição venha a ser mais reduzida.

A aposta no aumento da produção destas culturas permitirá, por um lado, ganhos crescentes aos produtores regionais e, por outro, o direito do consumidor comprar produtos com um maior grau de frescura e qualidade.

Deste modo, é fundamental selecionar e produzir mais e melhor, mantendo um padrão mais elevado e regular das produções, de modo a garantir a sustentabilidade do setor agroalimentar regional.


Lucília Lourenço
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Direção Regional de Agricultura