1 1 1 1 1 Pontuação 5.00 (1 Votos)

Os "Centros de Abastecimento Agrícola da Madeira", o que são?

cas mapa1 Dando continuidade ao artigo publicado na edição n.o 127 do DICA, "Os Centros de Abastecimento Agrícola da Madeira" são um conjunto de infraestruturas públicas, de raiz ou adaptadas, concebidas para apoiar a comercialização das produções hortofrutícolas obtidas no território da Região Autónoma da Madeira.

Este complexo técnico-logístico específico para produtos vegetais, tem por acrónimo simplificado e, simultaneamente, marca, a palavra "CA", a qual pretende enaltecer nos produtos hortofrutícolas que a veiculem o seu caráter de proximidade e origem inequívocas (.....de "CA", ....da "Madeira").

Os "CA" são constituídos por dois tipos de infraestruturas que, se bem que complementares, exercem funções diferentes na cadeia de valor das produções hortofrutícolas: junto às principais zonas de atividade agrícola, ou seja, a montante, estão posicionadas cinco unidades preparadoras da oferta hortofrutícola para os mercados e, por isso também, por vezes chamadas de "Mercados de Origem"; junto ao grande núcleo de consumo, o Funchal, isto é, a jusante, insere-se uma estrutura vocacionada para operações de venda dominantemente grossista, comumente designada por "Mercado Abastecedor", onde são transacionadas, quer produções que provêm das unidades rurais, quer de zonas não abrangidas por aquelas.

 

Dados os seus objetivos e gestão comuns, como funcionarem em interdependência na maximização dos meios colocados ao dispor dos agricultores, todas estas infraestruturas integram, então, a Rede "Centros de Abstecimento Agrícola da Madeira" ou Rede "CA".

Os polos que compõem a atual Rede "CA" entraram em operação em tempos diferentes, sucessivamente:

  • Centro de Abastecimento de Produtos Agrícola do Funchal - CAPA - abril de 1993;

  • Centro de Abastecimento Hortofrutícola da Santana - CASAN - junho de 1998;

  • Centro de Abastecimento Hortofrutícola dos Prazeres - CAPRA - novembro de 1999;

  • Centro de Abastecimento Hortícola da Santa - CASA - abril de 2000;

  • Centro de Abastecimento Hortícola da Ponta do Sol - CASOL - abril de 2003;

  • Centro de Abastecimento Hortícola dos Canhas - CANHAS - outubro de 2005.


Direção Regional de Agricultura

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.