1 1 1 1 1 Pontuação 4.17 (6 Votos)

O campo experimental de kiwi em modo de produção biológico

kiwi1Desde o ano de 2006 que a Divisão de Fruticultura desenvolve trabalhos de experimentação ao nível da produção de kiwi em Modo de Produção Biológico (MPB), num campo instalado no Centro de Desenvolvimento Agrícola e Rural de Santana, com área de 6.200m2.

Pretende-se estudar o comportamento das quatro variedades ali instaladas ("Hayward", "Bruno", "Monty" e "Abbot"), ao nível fitossanitário, fertilização do solo e produção".

As plantas são conduzidas em cruzeta (com 3 arames, um ao centro e um em cada lateral). O compasso de plantação utilizado é 6mx5m.

A altitude a que se encontra o Centro não é a mais adequada para todas as variedades instaladas, havendo por isso oscilações de produtividade consoante as temperaturas verificadas no Inverno, sobretudo na variedade mais exigente em frio, a "Hayward".

O kiwi prefere solos férteis, com muita matéria orgânica, profundos (1,5 a 2,0 m), bem drenados e com um pH entre 5,5 e 6. Não suporta bem os solos demasiado argilosos e calcários.

 

kiwi2Procedeu-se nos últimos anos à aplicação de corretivos (calcário e matéria orgânica), por ser importante para o equilíbrio do solo contribuindo para a fertilidade e produções de qualidade. Esta aplicação de corretivos é efetuada entre dezembro e março, anteriormente à aplicação de fertilizantes e sempre de acordo com os resultados da análise de solo.

As regas do pomar são feitas a partir dos meses de julho e agosto, consoante as condições meteorológicas.

Do ponto de vista fitossanitário (pragas e doenças), verificamos que a cultura é muito pouco exigente em termos de tratamentos, ou seja, estes são praticamente nulos, exceto quando ocorrem podridões cinzentas (Botritys cinerea Pers), em situações específicas, nomeadamente em anos particularmente chuvosos. Trata-se, assim, de um fator que favorece o MPB.

Quanto à produção, verificamos que a variedade "Hayward", em anos bons, é a que atinge maior produtividade (20 ton/ha).

 

Divisão de Fruticultura
Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.