1 1 1 1 1

LogoBioA agricultura biológica, ainda que só ocupando 5% da superfície agrícola útil do território da União Europeia, tem um peso económico significativo na sua agricultura, constituindo uma alternativa comercial para os produtores agrícolas que pretendam responder à crescente procura de produtos de elevada qualidade que respeitem o ambiente.

 

Com a experiência entretanto adquirida, a Comissão Europeia considera ser o momento de rever as políticas em matéria de agricultura biológica enquadrando e dando resposta a questões como a simplificação do atual quadro jurídico, sem baixar os níveis de exigência; a coexistência de culturas geneticamente modificadas; a melhoria dos atuais sistemas de controlo; o impacto e a importância da rotulagem obrigatória.

O objetivo desta revisão é reforçar a confiança dos consumidores e, ao mesmo tempo, criar as condições para uma concorrência leal entre os produtores biológicos nos 27 países da UE, tanto mais que a Comissão Europeia não deixa de ter como preocupação o seguinte: será que, na atual situação de crise económica, os consumidores continuarão a orientar-se para um estilo de vida mais sustentável e um maior consumo de produtos biológicos?

Assim, até 10 de abril, qualquer cidadão poderá participar na consulta pública aberta para o efeito, a qual pode ser concretizada através de resposta ao inquérito online constante do endereço http://ec.europa.eu/agriculture/consultations/organic/2013_pt.htm

Para apoiar um melhor conhecimento do setor, naquele endereço é disponibilizada diversa informação muito pertinente sobre a evolução e o estado atual da agricultura biológica nos vários Estados-membros da União Europeia.

Participe. Se tiver pouco tempo disponível - menos de 15 minutos, pode responder apenas às perguntas obrigatórias.

A sua opinião poderá contribuir para influenciar o sentido desta revisão da política europeia em matéria de agricultura biológica.

Os resultados da consulta serão publicados posteriormente no sítio Web acima referenciado.

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.