1 1 1 1 1

Mercado de agricultura biológica – inquérito confirma caso de sucesso

inqBIO3Desde 2007, a Secretaria Regional do Ambiente e dos Recursos Naturais, através da Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural, promove a realização de um Mercado de Agricultura Biológica no limite exterior leste da Praça da Restauração, no Funchal.

O Mercado de Agricultura Biológica (MAB), que tem uma periodicidade semanal, realizando-se todas as quartas-feiras, além de um meio de promoção constante deste modo de produção agrícola ambiental e socialmente mais sustentável, vem disponibilizando uma oferta hortofrutícola de grande diversidade e qualidade superior, já que emprega métodos culturais com elevada atenção à proteção do meio e respetivos ecossistemas.

Por parte dos clientes, esta realização tem merecido um feedback muito positivo, seja dos que são madeirenses, que superlativam uma relação direta e de confiança com os produtores, seja por parte de turistas que procuram conhecer a melhor agricultura do destino que visitam.

Como demonstração de que o "Mercado de Agricultura Biológica" é já um caso de sucesso, e um hábito já introduzido nas compras de muitas famílias madeirenses, foi realizado, mais uma vez e no passado mês de dezembro, um inquérito de satisfação aos seus clientes/compradores.

Com base em 120 entrevistas, entre residentes (84%) e visitantes/turistas (16%), das respostas obtidas faz-se a síntese que segue em continuação, a qual inclui a respetiva comparação com os dados obtidos em idênticos inquéritos realizados nos anos 2010 e 2011.

1. Clientes do "MAB"

1.1. Origem do cliente

 

inqBIOgr1

 

1.2. Frequência da visita

 

inqBIOgr2

 

2. Apreciação do "MAB"

2.1. Apreciação Geral

 

inqBIOgr3

 

2.2. Apresentação do produto

inqBIOgr4

 

 2.3. Apresentação dos vendedores

 

inqBIOgr5

2.4. Diversidade dos produtos

 

inqBIOgr6

 

2.5. Qualidade dos produtos

 

inqBIOgr7

 

2.6. Relação Qualidade/Preço

 

inqBIOgr8

 

Da análise ao resultado do inquérito infere-se que os clientes detêm uma apreciação global muito positiva do "MAB", com resultados significativamente melhores do que os obtidos em 2011, devendo ser realçado que:

• 99% consideram-no, no geral, de bom a excelente, e mais de dois terços (86%) mesmo de muito bom a excelente (em 2011 só 71% dos clientes detinham esta perceção);

• 96% têm a opinião que a oferta disponibilizada tem de uma muito boa a excelente apresentação (em 2011 apenas 76% dos clientes detinha esta perceção);
• 84% acham que a oferta apresentada reúne uma muito boa a excelente diversidade (em 2011, 74% dos clientes detinha esta perceção);

• 96% relevam que os produtos colocados à venda são de muito boa a excelente qualidade (em 2011 só 74% dos clientes detinha esta perceção);

• 66% atestam que a oferta comercializada apresenta de uma muito boa a excelente relação qualidade/preço (em 2011, 62% dos clientes detinha esta perceção).

Em suma, é de ressalvar o valor de 84% de clientes residentes, como o aumento, em relação a 2011, daqueles que frequentam o MAB todas as semanas (+ 20%).

Estes resultados vêm confirmar que o MAB é uma aposta ganha e já bem sustentada. Estão de parabéns as empresas e os agricultores que, semanalmente, ali comercializam o melhor da agricultura biológica da Região.

 

Leonissa Teixeira/Paulo Santos
Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.