Mercado de agricultura biológica – inquérito confirma caso de sucesso |
||
O Mercado de Agricultura Biológica (MAB), que tem uma periodicidade semanal, realizando-se todas as quartas-feiras, além de um meio de promoção constante deste modo de produção agrícola ambiental e socialmente mais sustentável, vem disponibilizando uma oferta hortofrutícola de grande diversidade e qualidade superior, já que emprega métodos culturais com elevada atenção à proteção do meio e respetivos ecossistemas. Por parte dos clientes, esta realização tem merecido um feedback muito positivo, seja dos que são madeirenses, que superlativam uma relação direta e de confiança com os produtores, seja por parte de turistas que procuram conhecer a melhor agricultura do destino que visitam. Como demonstração de que o "Mercado de Agricultura Biológica" é já um caso de sucesso, e um hábito já introduzido nas compras de muitas famílias madeirenses, foi realizado, mais uma vez e no passado mês de dezembro, um inquérito de satisfação aos seus clientes/compradores. Com base em 120 entrevistas, entre residentes (84%) e visitantes/turistas (16%), das respostas obtidas faz-se a síntese que segue em continuação, a qual inclui a respetiva comparação com os dados obtidos em idênticos inquéritos realizados nos anos 2010 e 2011. 1. Clientes do "MAB" 1.1. Origem do cliente
1.2. Frequência da visita
2. Apreciação do "MAB" 2.1. Apreciação Geral
2.2. Apresentação do produto |
2.3. Apresentação dos vendedores
2.4. Diversidade dos produtos
2.5. Qualidade dos produtos
2.6. Relação Qualidade/Preço
Da análise ao resultado do inquérito infere-se que os clientes detêm uma apreciação global muito positiva do "MAB", com resultados significativamente melhores do que os obtidos em 2011, devendo ser realçado que: • 99% consideram-no, no geral, de bom a excelente, e mais de dois terços (86%) mesmo de muito bom a excelente (em 2011 só 71% dos clientes detinham esta perceção); • 96% têm a opinião que a oferta disponibilizada tem de uma muito boa a excelente apresentação (em 2011 apenas 76% dos clientes detinha esta perceção); • 96% relevam que os produtos colocados à venda são de muito boa a excelente qualidade (em 2011 só 74% dos clientes detinha esta perceção); • 66% atestam que a oferta comercializada apresenta de uma muito boa a excelente relação qualidade/preço (em 2011, 62% dos clientes detinha esta perceção). Em suma, é de ressalvar o valor de 84% de clientes residentes, como o aumento, em relação a 2011, daqueles que frequentam o MAB todas as semanas (+ 20%). Estes resultados vêm confirmar que o MAB é uma aposta ganha e já bem sustentada. Estão de parabéns as empresas e os agricultores que, semanalmente, ali comercializam o melhor da agricultura biológica da Região.
Leonissa Teixeira/Paulo Santos |
- Detalhes