1 1 1 1 1 Pontuação 1.00 (1 Votos)

Escola Secundária Francisco Franco faz visita de estudo a uma exploração biológica

EFF visita de estudo 1 No âmbito de uma solicitação efetuada pela Escola Secundária Francisco Franco, foi realizada, no passado mês de janeiro, uma visita de estudo a uma exploração agrícola em modo de produção biológico, situada no concelho do Funchal. A visita à exploração decorreu ao longo de 1h30m e teve como público-alvo 19 alunos do Curso Técnico de Controlo de Qualidade Alimentar, acompanhados por três docentes.

Numa primeira fase da visita, e após ter sido feita uma breve caracterização da exploração, foi abordado o tema agricultura biológica, nomeadamente os principais objetivos e vantagens deste modo de produção. Posteriormente, foram transmitidos conceitos sobre a cultura da bananeira, sendo referido a morfologia e desenvolvimento da planta, principais pragas e doenças da cultura e ainda as principais práticas culturais recomendadas nos bananais.

EFF visita de estudo 2

 

EFF visita de estudo 3 Numa fase seguinte, demonstrou-se aos alunos como se deve fazer a limpeza das flores do cacho, a desfolha e o tutoramento das plantas. Foi ainda exemplificado como se deve fazer uma armadilha com o pseudocaule para captura do gorgulho da bananeira.

Já na horta, os alunos puderam identificar as principais técnicas culturais utilizadas nesta área, nomeadamente o empalhamento do solo, a consociação de culturas e a rotação de culturas, na sequência da explicação da importância de cada uma destas técnicas numa exploração agrícola sustentável. Seguidamente, foi mostrado aos alunos a praga cochonilha e a doença oídio.

No final da visita, os alunos observaram alguns animais existentes nesta exploração agrícola.

Lénia Jardim
Rosa Gonçalves
Direção de Serviços de Desenvolvimento da Agricultura
Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural