1 1 1 1 1 Pontuação 5.00 (3 Votos)

Uma horta biológica na Escola Dr. Horácio Bento de Gouveia (parte 4)
Os "jornaleiros" da BioHorta

biohorta2 biohorta3

A BioHorta é um espaço que não dispensa a dedicação de professores, funcionários e alunos. Alguns destes 'jornaleiros', coordenados por uma docente, constituem as equipas da escola para o programa Eco-Escolas e Projeto de Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável. A multidisciplinaridade dos seus elementos é interessante, com formação científica em biologia, físico-química e geografia. Esta variedade fica mais enriquecida com o apoio incondicional do nosso jardineiro, dos funcionários responsáveis pela oficina de manutenção da escola e de alguns assistentes operacionais, todos com muita experiência em agricultura familiar, a que se dedicam nos seus dos tempos livres.

Entre os nossos 'ativos agrícolas' merecem destaque alguns alunos. A dedicação à horta da escola é uma rotina marcada no seu horário escolar, como fazem questão. Sempre supervisionados por elementos responsáveis pelo projeto da horta biológica, estes alunos preferem aquele espaço ao recreio comum dos restantes colegas. Não têm quaisquer dúvidas que a ajuda que dão é preciosa para o sucesso daquele cantinho da escola e têm nítido orgulho nessa colaboração. Ainda é interessante, sem ultrapassarem os limites da sua condição de discentes, o evidente gosto em interagir com os adultos que ali se dedicam aos mesmos afazeres que eles.

 
biohorta4 biohorta1

A BioHorta_HBG tem-se revelado um meio de integração excecional, pelas constantes tarefas que exige. As diferenças não interessam, não por um processo consciente, mas porque simplesmente desaparecem entre mondas, regas, sementeiras e colheitas. Não há 'jornaleiro' que não seja necessário ao cultivo desta nossa terra e o resultado é uma horta que já ultrapassa o chão e sobe paredes e varandins.

É um luxo ao nosso olhar, um encanto que torna tudo mais fácil.

 

Maria João Freitas
Equipa eco-hbg
Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Horácio Bento de Gouveia

Questões  

# Teresa cunha 08-01-2016 01:06
Parabéns a este grupo é nesta idade que se desenvolve o gosto de brincando ver a natureza desenvolver.
Quando criança o meu baloiço era feito com um pau uma soga (correia de animais) debaixo de uma ramada de videiras. Nesse mesmo lugar realizava a minha horta onde minha avô colhia horticulturas primeiro que nenhum vizinho.
Que saudades tenho desses produtos apenas cultivados com matéria orgânica bem curtida e água de nascente...
O prazer de produzir é bem mais forte que o comer. Ver os produtos crescerem, tornava-me tão feliz que deixava as brincadeiras de rua para ficar no meu quintal.
Bom trabalho
Teresa cunha
Responder | Responder com citação | Citar

Tem alguma questão? Coloque-a aqui:

Código de segurança
Atualizar