1 1 1 1 1 Pontuação 5.00 (3 Votos)

Uma horta biológica na Escola Dr. Horácio Bento de Gouveia
A BioHorta a crescer

2 biohorta7  
  2 biohorta3
  2 biohorta5

No ano letivo de 2013/2014 a BioHorta da HBG cresceu em tamanho, diversidade e envolvimento de recursos humanos. Do seu cantinho num jardim recôndito da Escola, a horta biológica expandiu-se, consistentemente e de forma muito natural, para uma dimensão que a posicionou nas 'grandes hortas escolares' para efeitos de concurso.

A diversidade caracterizou-se pela adoção de mais variedade de culturas, sempre no cumprimento das respetivas consociações e sazonalidade das sementeira e/ou plantio. A par dos produtos com maior expressão - hortaliças, batatas, batatas-doces e milho - as ervas aromáticas para temperos e infusões ampliaram-se em espécies e em ocupação do solo. O sucesso desta aposta era visível, então, no apoio aos bares e enfermaria da Escola.

A mobilização de docentes e funcionários foi surpreendente. Todo este envolvimento levou muitos alunos à horta. A interação professor-aluno ficou enriquecida e cada um, por si, usufruía de um estilo de vida saudável.

 

2 biohorta8Os benefícios das atividades nas hortas urbanas e, por conseguinte, em igual modelo nas escolas estão cientificamente comprovados e são muito positivos a nível do bem-estar físico, mental e social. A HBG tinha 'descoberto' o seu local privilegiado para a educação ambiental e para a sustentabilidade, acessível a toda a comunidade escolar. Neste lugar não se cumpre horários, ultrapassa-se com gosto todo o tempo oficialmente disponível!

No presente ano, 2014/2015, a BioHorta_HBG é um recurso naturalmente adquirido. Não há dúvidas, restrições ou ceticismos sobre a sua validade. A Escola mantém a capacidade de envolver alunos, docentes e funcionário. A horta exige regularidade e, por conseguinte, muito empenho e muita coordenação. Para além de todo o trabalho físico de amanhar a terra e plantar, os envolvidos reconhecem as mais-valias dos conhecimentos adquiridos sobre a agricultura biológica. O efeito só pode ser multiplicador.

 

Maria João Freitas
Equipa eco-hbg
Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Horácio Bento de Gouveia