1 1 1 1 1 Pontuação 5.00 (3 Votos)

Uma horta biológica na Escola Dr. Horácio Bento de Gouveia:
da ideia ao projeto da BioHorta

biohorta2
biohorta3

No ano letivo de 2012/2013, a Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Horácio Bento de Gouveia (HBG) iniciou a aventura de possuir uma horta biológica num cantinho dos seus jardins. A ideia surgiu na sequência de todo um trabalho prévio de candidatura à Bandeira Verde, associada ao Programa Internacional Eco-Ecolas, que reconhece as ações e o trabalho desenvolvido em prol da Educação Ambiental na Escola.

Os professores envolvidos no Clube Ambiente e no Projeto de Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável da Escola foram, na altura, os responsáveis pelo encaminhamento de todo o processo.

 
biohorta1

O desenho do projeto BioHorta exigiu algum estudo e formação sobre agricultura biológica. As fontes de conhecimento foram múltiplas, entre consultas online, docentes da Escola da área das ciências naturais, o seu jardineiro, alguns funcionários com experiência pessoal naquela atividade e técnicos especializados do departamento de educação ambiental da Câmara Municipal do Funchal.

A implementação do projeto contou com a colaboração dos alunos, em diferentes planos: na oferta de sementes e plantas das hortas e jardins pessoais; na ajuda nas sementeiras e cultivo; e no auxílio na manutenção, com mondas e rega.

Estes primeiros passos da BioHorta/HBG, ainda muito experimentais e com alguma modéstia, cativaram a Escola. Era uma iniciativa para evoluir.

 

Maria João Freitas
Equipa eco-hbg
Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Horácio Bento de Gouveia


Tem alguma questão? Coloque-a aqui:

Código de segurança
Atualizar