1 1 1 1 1 Pontuação 5.00 (2 Votos)

Uma horta na sua varanda!

cultivar em varandas4
cultivar em varandas1

Ter uma horta em casa significa diminuir a quantidade de agrotóxicos que prejudicam a natureza, melhorar a qualidade da sua alimentação e ainda economizar. Mas, o que acontece se não tem espaço para ter uma horta em casa?

A sugestão que é a seguinte: hortas verticais! Além de não necessitarem de grandes espaços, são também uma solução para os resíduos orgânicos que são descartados em casa diretamente no lixo.

Horta vertical é uma técnica que dispensa a necessidade de canteiros horizontais de terra e a ser adotada onde há pouco espaço disponível para a manutenção de hortas convencionais, pois permite o cultivo de hortaliças, legumes e plantas aromáticas para aproveitamento do espaço vertical.

São especialmente indicadas para quem vive em apartamentos, afinal, só precisa de um cantinho na parede do seu terraço ou varanda ou de pequenos espaços e/ou quintal para o cultivo de alimentos destinados ao consumo familiar, aproveitando-se o espaço existente ou criando-se sistemas suspensos que permitam ter vasos para o cultivo pretendido.

Podem fazer-se canteiros verticais reutilizando materiais e resíduos de embalagens de diversos materiais, tais como garrafas de plástico PET (garrafas de água ou sumo), pacotes de leite, latas de café ou paletes, entre outros.

 
cultivar em varandas3
cultivar em varandas3

Assim, a escolha do ambiente é o primeiro passo para a construção da sua horta, pois este precisa de ser iluminado e ventilado, para possibilitar a germinação das plantas. Depois, deve fixar os suportes na parede (encontra facilmente em cooperativas agrícolas, lojas de decoração ou de "bricolage") e finalmente escolher as plantas que serão cultivadas. Não se esqueça também de selecionar a terra que irá utilizar, pois esta deve ser adubada e preparada para a plantação, existindo no mercado substratos já feitos.

Por último, não se esqueça da conservação da sua horta. É necessário estar atento à irrigação e adubação adequada da mesma, que varia de acordo com cada espécie, além de estar sempre alerta à proliferação de alguma praga como lapas ou pulgões.

As hortas verticais são também uma excelente alternativa para quem deseja aliar decoração e sustentabilidade. São uma maneira de conferir charme a ambientes pequenos, proporcionando um aumento de áreas verdes especialmente nos centros urbanos, além da possibilidade do consumo de alimentos a partir de pequenas plantações, o que contribui para a redução dos gastos do agregado familiar.

Agora, cabe a si, dar asas à sua imaginação e converter "aquele espaço perdido" numa horta vertical!

 

Teresa Luz
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.