1 1 1 1 1 Pontuação 5.00 (1 Votos)

Os bioestimulantes de uso agrícola

bioest1Com alguma frequência nas últimas semanas, na redação da rubrica Meteorologia Agrícola, os agricultores têm sido aconselhados a aplicarem bioestimulantes nas culturas, como forma de se defenderem das condições atmosféricas adversas, sobretudo chuva e ventos fortes.

Os bioestimulantes de uso agrícola constituem uma variada gama de produtos que ativam o crescimento e o desenvolvimento das plantas. Através da aplicação destes produtos são fornecidos às plantas compostos de rápida assimilação, a exemplo dos aminoácidos, dos açúcares, das vitaminas, dos estratos de algas, e ainda nutrientes principais e secundários.

 

Estes compostos estimulam de forma imediata o metabolismo das plantas, pelo que a sua aplicação é recomendada nos momentos em que as plantas estão sob stress de qualquer natureza.

Os produtos com função bioestimulante não são produtos fitofarmacêuticos. Não têm a função de combater os inimigos das culturas (doenças, pragas ou infestantes) mas têm a virtude de potenciar os fatores genéticos das mesmas, melhorar o comportamento fisiológico das plantas, favorecer a fotossíntese e facilitar a síntese das proteínas e dos açúcares.

Estes compostos possuem reguladores vegetais, substâncias naturais ou sintéticas com ação semelhantes à das hormonas vegetais, que promovem, inibem ou modificam os processos fisiológicos das plantas.

Os bioestimulantes são produtos complementares de um conjunto integrado de outras técnicas culturais. Tendo ação em todas as fases de desenvolvimento das plantas podem (e devem) ser usados, evidentemente que com moderação, em qualquer fase da cultura consoante a sua composição e respetiva finalidade.

 

José Avelino Freitas
Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural

Para mais informação deverá contactar os seguintes serviços da Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural:

- No âmbito da produção convencional (proteção integrada):

Direção de Serviços de Assistência Técnica e Mecanização Agrícola
Divisão de Assistência Técnica e Mecanização Agrícola
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telef.: 291 211 260

Direção de Serviços de Desenvolvimento Rural
Divisão de Apoio ao Agricultor
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telef.: 291 214 310

- No âmbito da produção biológica:

Direção de Serviços de Desenvolvimento de Agricultura e Pecuária Biológica
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telef.: 291 744 190

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.