1 1 1 1 1 Pontuação 2.00 (1 Votos)

As vindimas

IVBAM6Entre meados de agosto e meados de outubro processa-se a vindima, num ritual majestoso. A orografia acidentada e o sistema de minifúndio dificultam todo o processo de vindima, que ainda hoje é totalmente manual.

Longe dos olhares dos centros urbanos, em muitos concelhos da Madeira, essencialmente São Vicente, Câmara de Lobos, Santana e Porto Moniz, um vasto número de pessoas desempenham as mais variadas atividades, num esforço coletivo para que as tão desejadas uvas cheguem nas melhores condições ao seu destino final.

Enquanto uns se reúnem sob as latadas para dar início à apanha da uva, num ritual que junta grupos da vizinhança e familiares uma vez ao ano, outros preparam-se para transportar as uvas até à cidade.

 
IVBAM6.1 IVBAM6.2

Desde viticultores aos enólogos, da população dos respectivos concelhos aos técnicos do IVBAM, entre muitos outros, milhares de madeirenses trabalham nos cerca de 500 hectares que constituem a Região Vitícola da Madeira.

Século após século, ano após ano, nas primeiras semanas de outubro contabilizam-se os resultados da vindima que acabou, para logo em seguida se dar início a um novo ano de trabalhos e expetativas, que terá o seu culminar nas últimas semanas de agosto.

Nesta ilha é assim desde sempre...

 

IVBAM