1 1 1 1 1

Passado, Presente e (que) Futuro da Agricultura Familiar na RAM - sessão 2

sess2.1A segunda sessão da conferência Passado, Presente e (que?) Futuro da Agricultura Familiar na RAM "Conhecer o presente", contou com a participação do Diretor Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Eng. Bernardo Melvill de Araújo, que trouxe a análise os principais dados relativos à agricultura familiar na RAM no início do séc. XXI, enquadrados no contexto nacional e internacional, e procurando evidenciar as tendências e dinâmicas mais recentes, tendo abordado questões como o número das explorações agrícolas familiares na RAM e respetiva população, a dimensão económica e técnica das explorações e ainda os apoios públicos para o desenvolvimento da atividade agrícola, como contributo para o conhecimento das dificuldades, potencial e desafios que a agricultura familiar enfrenta na Região.

 

Por sua vez, o Diretor Regional do Ordenamento do Território e do Ambiente, Eng. João Correia, defendeu que "quando se considera o ordenamento do território regional, a agricultura terá sempre de ser um setor privilegiado e especialmente protegido e acarinhado, como sempre o foi pelo madeirense, não só pelo que diretamente contribui para o PIB regional como pelo que indiretamente representa ao contribuir decisivamente para assegurar a qualidade visual da paisagem, aqui encarada como "indústria" capaz de transformar as belezas naturais em divisas, através do turismo".

Para encerrar a 2.ª sessão, o Presidente da Direção da Madeira Rural, Joel Freitas, falou do contributo da Agricultura Familiar para o turismo rural na Madeira, falando aos participantes do conceito e tipos de turismo rural, da importância da agricultura como complemento à oferta de hospedagem mas também na parte cultural e de preservação do património para além de outros aspetos bem como da importância do turismo rural para o desenvolvimento do país.

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.