1 1 1 1 1 Pontuação 3.00 (2 Votos)

GESBA1A GESBA – Empresa de Gestão do Setor da Banana, Lda foi criada em setembro de 2008, no âmbito de uma reestruturação do setor da banana da Madeira, que visava a sua própria sustentabilidade, de forma a assegurar o escoamento e a valorização da produção bem como o aumento do rendimento dos produtores, substituindo as cooperativas de produtores.

A reestruturação do setor permitiu a redução de custos pela integração dos meios operacionais, optimizando-se e maximizando-se a gestão dos recursos financeiros e humanos disponíveis. Permitiu também criar uma política comercial que reforçou e valorizou o posicionamento da marca "Banana da Madeira", face à sua qualidade e excelência, de modo a que o setor tenha um crescimento sustentável e continuado.

A reestruturação criou igualmente condições para uma modernização do setor e uma maior monitorização de toda a operacionalidade dentro dos centros de acondicionamento de Banana da Madeira.

O cultivo da Banana da Madeira é de grande importância económica para a Região, quer para os produtores quer para aqueles que participam, direta ou indiretamente, no setor da banana - uma mão de obra que está presente não só na produção mas também na recolha, no transporte, no acondicionamento, no embalamento e na distribuição.

Atualmente, a GESBA recebe a produção de cerca de 2900 bananicultores e, se tivermos em linha de conta os dados de anos anteriores, a produção anual de banana tem vindo a crescer, sendo que, no ano passado, foi de 16 500 toneladas, quantidade que revela um aumento de 10%, face ao ano de 2011, e que geraram um volume de negócios de € 12.377.883.

A banana produzida destina-se a ser comercializada na Região e em Portugal continental, representando cotas de mercado na ordem dos 15% e 85%, respetivamente.

A pensar na consolidação do mercado português, em setembro de 2011 e ao abrigo do Projecto de Promoção e Informação do Símbolo Gráfico das Regiões Ultraperiféricas (RUP), associado à Banana da Madeira, foi lançada uma campanha promocional, com a duração de três anos.

Os objetivos são dar a conhecer o Símbolo RUP e aumentar a notoriedade da Banana da Madeira junto aos consumidores, empresas de distribuição e produtores, através de um conjunto de acções que pretendem dar a conhecer a sua origem, a Madeira, uma das oito Regiões Ultraperiféricas da Europa, e destacar as caraterísticas e qualidades da Banana da Madeira.

Um estudo de impacto que avaliou o primeiro ano da campanha da promoção RUP em torno da Banana da Madeira, realizado pela GFK, permitiu verificar um aumento do conhecimento do Símbolo RUP e a sua respetiva associação à banana nacional.

A Banana da Madeira apresenta o mais elevado índice de notoriedade, em relação às restantes marcas de banana comercializadas em Portugal continental, com um nível de notoriedade de 98%, e com um nível de referência espontâneo de 55 pontos percentuais. O estudo revelou também que a Banana da Madeira é a marca preferida para 52% da população portuguesa. O seu sabor, a sua doçura, o seu tamanho e a sua qualidade foram as razões apontadas pelos consumidores para a preferência da Banana da Madeira.

A Banana da Madeira, fruto do trabalho do que tem vindo a ser desenvolvido, quer ao nível da qualidade quer ao nível da promoção, aumentou a sua notoriedade e reforçou a preferência dos Portugueses, solidificando a nossa presença no mercado português e abrindo novas oportunidades de negócio em novos mercados, num momento bastante propício para um setor em crescimento, como é o da Banana da Madeira.

É essa preferência e abertura que nos move e faz trabalhar cada vez mais em prol da Banana da Madeira.

GESBA4 GESBA5 GESBA

 

GESBA