1 1 1 1 1 Pontuação 4.00 (1 Votos)

Novos sistemas modificam a irrigação dependendo do clima

sistemas rega Já não se pensa cultivar sem irrigação, mas as intervenções devem ser tão eficientes e precisas quanto possível.

A Scarabelli irrigazione e Consorzio Agrario Adriatico desenvolveram uma solução que liga o sistema de irrigação às estações meteorológicas locais, de modo a planear as intervenções de acordo com a previsão do tempo. Se as condições mudarem, o sistema corrige automaticamente o cronograma.

"Estas unidades de controlo são adequadas para irrigação em campo aberto. Além de planear a irrigação remota e a interface com estações meteorológicas no campo, elas também podem interagir com os principais satélites meteorológicos. Eles podem ajustar programas em tempo real de acordo com a previsão", explica Marco Tommasini do Consorzio Agrario Adriatico e Stefano Vertuani da Scarabelli irrigazione.

 

Vejamos um exemplo. De acordo com a disponibilidade de clima e a previsão, o programa planeou uma sessão de irrigação pela manhã. Se, durante a noite, cair uma certa quantidade de chuva, o sistema lê os dados recolhidos pela estação meteorológica mais próxima e corrige o cronograma".

"A possibilidade de gerir a irrigação remotamente via telemóvel/tablet ou computador é uma característica fundamental, juntamente com a capacidade de manter o equilíbrio de água correto do solo. Isso é essencial para a produção de plantas de alta qualidade. As plantas que são regadas muito pouco sofrem com a falta de nutrição e deixa de crescer. Vice-versa, as plantas que são regadas demais são mais sensíveis a doenças e a condições de tolerância a seco menores. A água excessiva sufoca plantas e leva à morte do sistema radicular".

Os benefícios dos novos sistemas são o gerenciamento remoto, a possibilidade de controlar a humidade, a temperatura do ar e do solo e os parâmetros de chuva diretamente nos campos, e a possibilidade de auto-regulação de acordo com as previsões dos principais satélites.

Fonte : Freshplaza citada pelo Boletim Informativo Semanal n.º 26 de 25 de junho de 2017 do Centro Operativo e Tecnológico Hortofrutícola Nacional (COTHN)

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.