1 1 1 1 1 Pontuação 1.00 (1 Votos)

Compostagem e valorização dos resíduos orgânicos

compostagem porto santo No dia 18 de maio, no Centro de Experimentação do Farrobo, campo experimental da Direção Regional para a Administração Pública do Porto Santo, foi realizada uma ação de sensibilização sobre Compostagem, que contou com a participação de 16 interessados.

Esta ação teórico-prática teve como propósito principal, incentivar a implementação desta prática agrícola nas explorações agrícolas, não só como forma de melhorar a fertilidade do solo como também de valorizar os resíduos orgânicos resultantes das actividades agrícola e pecuária, transformando-os assim num fertilizante orgânico - o Composto.

 

Neste contexto, foram abordados aspetos relacionados com o processo de compostagem, nomeadamente a escolha do local, forma e tamanho da pilha e características físico-químicas do material orgânico a utilizar. Destacou-se a importância dos microorganismos no processo de decomposição, uma vez que a transformação da matéria orgânica ocorre em fases consecutivas, caracterizadas pela intervenção de diferentes grupos de microrganismos que se sucedem em função das alterações das condições físicas, químicas e biológicas.

Numa última abordagem, foram referidos os parâmetros operacionais a ter em atenção ao longo do processo de compostagem, como a temperatura, humidade, disponibilidade de oxigénio e pH.

Note-se que esta ação está integrada no objectivo estratégico do Governo Regional, que passa por, a médio-longo prazo, conseguir que a agricultura do Porto Santo seja realizada maioritariamente em Modo de Produção Biológico.

Márcia Melim
Direção Regional de Agricultura