1 1 1 1 1

O que é a doença de Aujeszky?

doenca de aujeszky 1 Fonte: https://vozdocampo.pt/2021/05/31/suinicultura-portuguesa-aumenta-exportacoes-no-1o-trimestre-do-ano/

A doença de Aujeszky, também conhecida como pseudo-raiva, tem como agente etiológico o Herpesvirus suíno tipo 1, pertencente à família Herpesviridae.

O porco doméstico e o javali são reservatórios naturais da doença, sendo que, na forma da doença subclínica, eliminam o vírus. O vírus está presente nas secreções nasais e saliva dos animais doentes, sete a 10 dias após a infeção.

A doença provoca diferentes sinais clínicos, consoante a idade em que os animais são afetados.

As fêmeas gestantes podem sofrer morte e reabsorção fetal, se infetadas durante o primeiro mês de gestação, ou aborto, se a infeção ocorrer mais tardiamente na gestação. Em leitões que contactem com o vírus nos primeiros dias de vida, a doença é responsável por elevada mortalidade. Em suínos adultos, a doença tem um curso rápido, podendo causar a morte dos animais em apenas seis dias.

 

Os primeiros sinais clínicos são anorexia, febre, tosse e depressão. Seguem-se os sinais neurológicos, como incoordenação, espasmos musculares, circling e convulsões, acompanhadas de hipersiália.

Os suínos são os principais afetados por este vírus, no entanto, é possível a sua transmissão a outras espécies, como equinos, bovinos, ovinos e caprinos.

O vírus é excretado pelos suínos infetados, através de secreções de origem nasal e oral, pelo que o contacto de outros animais com estas secreções é a principal via de transmissão da doença.

Por se tratar de um problema grave que afeta o sector da suinicultura, foi criado um programa de controlo e erradicação para a doença de Aujeszky (Decreto-Lei n.º 85/2012, de 5 de abril, alterado pelo Decreto-Lei n.º 222/2012, de 15 outubro). É uma doença de declaração obrigatória à OIE (Organização Mundial de Saúde Animal), dadas as perturbações no comércio internacional de suínos.

Para mais informações, pode contactar a Direção de Serviços de Desenvolvimento Pecuário, sita à Avenida do Mar e das Comunidades Madeirenses, n.º 23 – 2.º andar, através do telefone 291 201 790 ou do e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.


Mariana Melim Encarnação
Médica Veterinária
Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural
Direção de Serviços de Desenvolvimento Pecuário
Divisão de Assistência Pecuária

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.