1 1 1 1 1

A doença epizoótica hemorrágica

doenca epizootica hemorragica 1 Fonte: https://www.debate.com.mx/salud/El-moco-de-vaca-puede-ser-eficaz-para-la-prevencion-de-las-ETS-20221019-0141.html

A doença epizoótica hemorrágica (DEH) é uma doença viral causada por um Orbivirus da família Reoviridae, transmitida por insetos hematófagos do género Culicoides. As famílias de animais sensíveis, de acordo com a Lei da Saúde Animal, são Antilocapridae, Bovidae, Camelidae, Cervidae, Giraffidae, Moschidae e Tragulidae.

Esta doença está incluída na lista de doenças de declaração obrigatória da Organização Mundial de Saúde Animal.

Os sinais clínicos da DEH são os seguintes:

- Febre e falta de apetite;
- Estomatite ulcerativa – lesões na mucosa da boca, produção excessiva de saliva e dificuldade em engolir;
- Coxeira devido à inflamação das coroas dos cascos;
- Úbere avermelhado.

 

A DEH pode provocar a morte do animal, mas é mais frequente a sua recuperação em aproximadamente duas semanas.

Na sequência da confirmação de um foco de DEH em bovinos em Villa Nueva de Fresno, Badajoz, parte do território nacional ficará abrangido pelas medidas de restrição de movimentação animal, nomeadamente os distritos de Castelo Branco, Santarém, Setúbal, Portalegre, Évora, Beja e Faro.

Ao nível nacional deve haver uma vigilância clínica reforçada obrigatória e a comunicação imediata aos serviços da DGAV de qualquer suspeita, de acordo com as alíneas a) dos n.os 1 e 2 do art. 3.º do Regulamento (EU) nº 2020/2002, e reforço de medidas de higiene e desinsetização de instalações para controlo vetorial, bem como dos veículos de transporte.

Para mais informações, pode contactar a Direção de Serviços de Desenvolvimento Pecuário, sita à Avenida do Mar e das Comunidades Madeirenses, n.º 23 – 2.º andar, através do telefone 291 201 790 ou do e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..


Mariana Melim Encarnação
Médica Veterinária
Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural
Direção de Serviços de Desenvolvimento Pecuário
Divisão de Assistência Pecuária

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.