1 1 1 1 1

O ectima contagioso (dermatite pustular) em pequenos ruminantes

ectima contagioso 1  

O ectima contagioso é causado por um parapoxvírus da família Poxviridae, altamente contagioso, com distribuição mundial, afetando ovinos e caprinos lactentes e no pós-desmame. Os animais adultos também podem ser afetados, principalmente quando a infeção é introduzida pela primeira vez no rebanho. Após a introdução da doença nos rebanhos, esta torna-se endémica, com persistência do vírus por longos períodos de tempo no ambiente ou presença de animais com infeções persistentes. Existem infeções acidentais em humanos, bovinos e cães sendo que em humanos a classe médico-veterinária é mais propensa à infeção pelo contato próximo com animais contaminados.

Nos ovinos, a morbilidade é alta e a mortalidade é baixa, no entanto, na presença de infeções secundárias pode aumentar a mortalidade na exploração.

Os sinais clínicos caracterizam-se por lesões na pele com vários graus de gravidade, desde impercetíveis a graves. Ocorre formação de pápulas, vesículas e pústulas, seguidas de crostas espessas que cobrem uma grande área de pele.

As primeiras lesões são observadas na junção mucocutânea oral, frequentemente nas comissuras labiais, disseminando-se posteriormente para a região periorbital, peri nasal e fossas nasais.

 
ectima contagioso 2
Fonte: https://www.milkpoint.com.br/artigos/
producao-de-leite/ectima-contagioso-83738n.aspx
 

Nos casos mais graves, as lesões penetram nas gengivas, palato, língua e esôfago. Podem afetar também a pele da região inguinal, vulva e ânus, prepúcio, membros, orelhas e cauda. Nas fêmeas lactantes pode haver lesões crostosas e proliferativas na pele do úbere.

Na maioria dos animais existe uma recuperação espontânea, contudo, podem ser realizados tratamentos tópicos com antissépticos durante uma a quatro semanas.

No exame histológico, verifica-se uma tumefação celular aguda e degeneração hidrópica dos queratinócitos das camadas superiores do estrato espinhoso e hiperplasia da epiderme com projeções epiteliomatosas para a derme. Observam-se corpúsculos de inclusão eosinofílicos intracitoplasmáticos nas células do epitélio de revestimento.

O diagnóstico é feito pelos sinais clínicos, lesões histológicas e microscopia eletrónica.


Bibliografia

NÓBREGA Jr, J. E. et al. Ectima contagioso em ovinos e caprinos no semi-árido da Paraíba. Pesq. Vet. Bras., v. 28, n. 1, p. 135-139, 2008.


Mariana Melim Encarnação
Médica Veterinária
Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural
Direção de Serviços de Desenvolvimento Pecuário
Divisão de Assistência Pecuária

 

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.