1 1 1 1 1 Pontuação 2.60 (5 Votos)

coelhomixomatose1A mixomatose é uma das doenças mais graves que ataca os coelhos, quer os domésticos quer os silvestres, ocasionando grande mortalidade e propagando-se rapidamente entre a espécie.

Foi descoberta pela primeira vez em 1896 no Uruguai, tendo chegado ao Reino Unido em 1952, a partir de onde se disseminou pelo resto da Europa.
É uma doença provocada pelo mixoma vírus que afeta os coelhos e é veiculada por pulgas e por mosquitos que, através da picada, inoculam o agente no corpo do animal.

coelhomixomatose2A doença manifesta-se por febre, que pode atingir os 42ºC, inflamações da pálpebra e conjuntiva ocular, descargas oculonasais, edema facial e dos órgãos genitais e ainda aparecimento de nódulos subcutâneos. Em casos hiperagudos, os animais podem morrer num intervalo de 48 horas. Ocasionalmente, alguns coelhos menos afetados poderão recuperar.

Não existe tratamento direcionado especificamente para a mixomatose.

coelhomixomatose3Nos coelhos de produção o mais indicado é sacrificar os animais doentes e enterrá-los, após irrigar os seus cadáveres com lixívia ou creolina. Os cadáveres devem ser enterrados longe de cursos de água. Todas as coelheiras devem ser desinfetadas, recorrendo a um lança-chamas e as imediações das coelheiras devem também ser alvo de desinfeção.

As medidas de prevenção passam essencialmente pela colocação de redes mosquiteiras nas coelheiras, de modo a proteger os coelhos dos mosquitos, bem como pela desparasitação contra as pulgas.

A outra forma de prevenir a doença consiste na vacinação dos coelhos a partir das oito semanas de idade, com revacinações a cada 6 meses.

Desde 2005 que o serviço de vacinação de coelhos de produção contra a mixomatose tem sido assegurado, a baixo custo, pela Direção de Serviço de Produção e Saúde Animal (DSPSA), sita à Avenida do Mar e das Comunidades Madeirenses, n.º 23, 2.º andar, no Funchal.

Proteja os seus coelhos! Vacine-os! Contacte a DSPSA (telefone: 291201790)

Maria da Paz Jardim Gouveia