1 1 1 1 1 Pontuação 5.00 (3 Votos)

A introdução da apicultura na Ilha do Porto Santo

apicultura1
Instalação de apiário
apicultura2
Introdução de enxame na colmeia

A apicultura é uma atividade que, além de constituir uma fonte de rendimento nas explorações agrícolas pela produção de mel e produtos derivados, desempenha também uma importante função ambiental. As abelhas são insetos muito importantes na polinização das plantas, contribuindo desta forma para o equilíbrio ecológico através da melhoria e manutenção da biodiversidade.

A atividade apícola na Ilha do Porto Santo estava extinta há mais de dez anos, presumivelmente devido a um surto de Loque americana, doença muito contagiosa provocada por uma bactéria que afeta a criação.

Em finais de 2012, a DRADR recebeu informação oficial do número de produtores interessados em reativar a atividade apícola do Porto Santo. Sendo local de características favoráveis à produção de mel, a SRARN/DRADR considerou valorizar a iniciativa. Assim, o apoio à recuperação da apicultura no Porto Santo fez-se através da atribuição gratuita de enxames isentos de doenças.

Atendendo a que a varroose, doença da abelha melífera causada por um parasita que se reproduz com a criação das abelhas, é endémica em Portugal Continental e que nas colónias da Região Autónoma da Madeira também existe varroa, a aquisição de enxames isentos foi efetuada à Região Autónoma dos Açores reconhecida como a única região indemne do país em relação a esta doença.

 
apicultura4
Enxame na colmeia

A DRADR adquiriu dez enxames de abelhas à Cooperativa Frutercoop, na Ilha Terceira, para os seis produtores determinados em iniciar a atividade apícola. Cada enxame incluiu 13.000 obreiras e a rainha. Os enxames foram submetidos a controlo sanitário por parte dos serviços oficiais de veterinária havendo a garantia da isenção de quaisquer doenças de declaração obrigatória. Na instalação dos apiários foi assegurado assistência técnica aos novos apicultores através de apoio no local pelos serviços da SRA/DRADR da RAM. Para prestar auxílio no maneio produtivo das colmeias de forma continuada foi implementado o sistema de videoconferência que permite a cooperação entre os produtores do Porto Santo e o serviço técnico da DRADR, pela partilha de informações de trabalho em tempo real. Estima-se que a primeira produção de mel ocorra em junho/julho de 2015.

As colmeias e os materiais utilizados na instalação e maneio dos novos apiários foram constituídos por materiais e equipamentos novos.

Este projeto é de grande importância na medida em que possibilita a constituição de uma Zona Controlada na Ilha do Porto Santo. Através das boas práticas apícolas e do cumprimento das normas vigentes estima-se constituir uma base sustentável para o sector apícola no Porto Santo.

 

Centro de Desenvolvimento de Fruticultura Subtropical
Quebradas de Baixo - São Martinho
291 764 502
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Comentários  

# Dinis Basílio 12-02-2015 10:36
Tenho um terreno com 5000 m2, no sítio da portela, Ilha do Porto Santo. É possível adquirir uma colmeia para instalar neste terreno?
Responder | Responder com citação | Citar
# DRADR 12-02-2015 12:56
Boa tarde.

A atividade apícola no Porto Santo esteve extinta mas foi reintroduzida o ano passado com enxames vindos dos Açores, por forma a garantir que estavam isentos de problemas sanitários. Este ano está prevista a vinda de mais enxames dos Açores, pelo que, em princípio, poderá adquirir uma colmeia. No entanto, será necessário verificar se o seu terreno reúne as condições exigidas por Lei, nomeadamente no que se refere aos afastamentos relativos a habitações e a outros requisitos.

Para mais esclarecimentos, e para que o seu caso seja analisado e enquadrado, deverá entrar em contacto com a Divisão de Fruticultura, através do telefone 291 761 211.

Com os melhores cumprimentos,
a Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural.
Responder | Responder com citação | Citar
# Francisco p p tanque 12-02-2015 11:43
Bom dia onde e que se pode adquirir enxames de abelhas.
Já tive vários exames mas devidos aos incêndios perdi todos e gostava de voltar s ter.
obrigado
Francisco Tanque
Responder | Responder com citação | Citar
# DRADR 12-02-2015 17:22
Boa tarde.

Para a aquisição de enxames destinados ao Porto Santo, deverá contactar a Divisão de Fruticultura, através do telefone 291 761 211, ou a Direção Regional de Administração Pública do Porto Santo (Dra. Sara Silva), através do telefone 291 980 500.

Para a aquisição de enxames destinados à Madeira, deverá contactar a Apimadeira - Cooperativa dos Apicultores da RAM, através do telefone 291 764 502.

Com os melhores cumprimentos,
A Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural.
Responder | Responder com citação | Citar

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.