1 1 1 1 1 Pontuação 4.50 (2 Votos)

A cresta

cresta1O processo de produção do mel envolve dois espaços físicos: o local onde estão instalados os apiários e o local onde decorre todo o processo de extração do mel.

O trabalho de campo é finalizado com a realização da cresta, que consiste na recolha das alças e meias alças cheias de mel e pólen. Seguidamente, são transportadas até ao local onde ocorre a sua receção, num veículo previamente limpo, para que desta etapa não decorra contaminações.

Além disso, é necessário ter cuidados acrescidos nesta fase, uma vez que, se as alças e meias alças ficarem expostas ao sol por longos períodos de tempo, poderá ocorrer a formação de compostos que diminuem os padrões de qualidade do mel.

No local onde decorre a extração do mel, procede-se à retirada dos quadros que se encontram dentro das alças.

 

Os quadros cheios de mel são examinados, a fim de verificar se ficaram danificados ou se existem abelhas em desenvolvimento (criação operculada).

Os quadros que estão em boas condições são sujeitos à desoperculação, que consiste em retirar uma fina camada de cera produzida pelas abelhas (opérculo), para que o mel possa ser extraído.

Os quadros desoperculados são colocados num centrifugador e posteriormente é feita a filtração do mel com uma malha, a fim de remover impurezas como por exemplo resíduos de cera, insetos mortos (patas e asas de abelhas) e outros detritos com maior dimensão.

Depois, o mel é transferido para cubas de decantação de aço inox, onde fica a repousar.

A etapa final do processo corresponde ao embalamento.

Outros cuidados essenciais a ter na cresta:

  • Não realize tratamentos sanitários na época de colheita;
  • Utilize apenas o fumo suficiente, de forma a afastar as abelhas dos quadros com mel;
  • No uso de fumigadores não utilize materiais cuja combustão origine fumos tóxicos (tecidos, etc.) e prefira sempre materiais naturais (alecrim, cedro, etc.);
  • Tenha em atenção a restos de mel que possam favorecer a pilhagem (roubo de alimento em abelhas Apis mellífera);
  • Não creste em dias com uma humidade relativa do ar muito elevada.

 

Berta Alves
Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural

Tem alguma questão? Coloque-a aqui:

Código de segurança
Atualizar