1 1 1 1 1 Pontuação 1.00 (1 Votos)

Estudos genéticos com populações de abelhas produtoras de mel
Tributo a J. A. Guerreiro

abelhas2O habitat das abelhas Apis mellifera é bastante diversificado e acabou dando origem a diversas subespécies ou raças de abelhas com diferentes características.

A diferenciação das raças não é um processo fácil, sendo realizado por pessoas especializadas através de medidas morfológicas ou análise de ADN.

Neste texto dá-se a conhecer um projeto de investigação que recorre a avançadas tecnologias moleculares e a recursos genómicos num estudo de larga escala acerca da complexidade dos padrões de diversidade genética da abelha melífera.

A Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural, através do sector apícola da Divisão de Fruticultura, presta colaboração na amostragem dos apiários da Ilha da Madeira no âmbito dos estudos genéticos com populações de abelhas conduzidos pela Universidade de Múrcia, em parceria com o Centro de Investigação do Instituto Politécnico de Bragança.

abelhas1Grande parte dos estudos genéticos incide nas populações de abelha ibérica que habitam o lado espanhol da Península Ibérica. Porém, apesar de Portugal representar uma pequena parcela da área total de distribuição da abelha ibérica, as particularidades, tanto ambientais como da própria atividade apícola, justificam a caracterização das populações atlânticas.

A recente evidência do declínio das abelhas é uma preocupação global. Este facto é impulsionado por fatores como as alterações climáticas, fragmentação e degradação de habitats, pesticidas e introdução de espécies invasoras e doenças.

Estudos temporais da diversidade genética são relevantes, pois permitem a deteção de alterações genéticas que poderão constituir ameaças às populações de abelhas. Neste estudo, é analisado o ADN mitocondrial das populações de abelhas que habitam os arquipélagos da Macaronésia e comparado com dados anteriores.

Ao identificar os padrões e processos da diversidade e os componentes do genoma da abelha ibérica, este projeto irá fornecer informação de base para programas de melhoramento genético e de gestão e conservação a longo prazo.

Conservar a diversidade genética da abelha ibérica é garantir a matéria-prima da apicultura que permite à abelha responder e adaptar-se ao crescente número de inimigos e consequentemente a sustentabilidade do sector apícola.

Berta Alves