1 1 1 1 1 Pontuação 5.00 (1 Votos)

A produção de codornizes

Codornizes 2 A codorniz é uma ave de pequeno porte pertencente ao grupo das galináceas, género Coturnix. Das sub-espécies existentes, a codorniz doméstica (Coturnix coturnix japonica) foi domesticada no Japão e introduzida nos EUA na década de 50, chegando à Europa um pouco mais tarde.

Do ponto de vista zootécnico, esta espécie apresenta vantagens consideráveis em relação a outras galináceas, atendendo ao seu rápido crescimento, à sua grande resistência a enfermidades e à precocidade da sua postura. O desenvolvimento embrionário ronda os 16 dias e os indivíduos atingem a idade adulta a partir das 5 semanas. Em condições especiais de postura, isto é, criando por jaula um macho com duas ou três fêmeas, a percentagem de ovos fecundos é de aproximadamente 80%, o que equivale a cerca de 300 ovos por poedeira/ ano.

Como caracteres que distinguem o sexo, o macho tem o peito e mento escuros e sem manchas, enquanto que nas fêmeas são claros e manchados. O macho apresenta, igualmente, na região da cloaca, uma excrescência rosada e desprovida de penas enquanto que, na fêmea, a cloaca está situada transversalmente. O peso médio dos adultos às 5 semanas é de cerca de 100 gr nos machos e de 120 gr nas fêmeas. Em termos comportamentais, estas são bastante dóceis e os machos muito agressivos.

O éxito de uma exploração de codornizes depende, entre outros fatores, da qualidade dos reprodutores iniciais que devem ser adquiridos a um selecionador especializado em produção de estirpes de elevado rendimento.

Esta espécie é muito sensível à consanguinidade, resultante do acasalamento entre indivíduos parentes entre si. Como consequência, poderá ocorrer uma diminuição da produção de ovos, um aumento da mortalidade embrionária e uma diminuição da percentagem de eclosões.

 

Os acasalamentos poderão efetuar-se de diversas formas, apresentando cada uma delas as suas vantagens e inconvenientes:

Indivíduos isolados: cada fêmea e cada macho possui a sua própria jaula e os machos são introduzidos diariamente nas jaulas das fêmeas, durante 15 a 30 minutos, para acasalarem. Neste método o macho não magoa a fêmea, mas exige muito trabalho quando se trata de efetivos numerosos; indivíduos em pequenos grupos: mantêm-se numa mesma jaula um núcleo de um macho e de duas ou três fêmeas. Este método permite saber facilmente quais os machos reprodutores e exige pouco trabalho; indivíduos em grandes grupos: formam-se grupos de 10 machos e 30 fêmeas numa jaula grande, o que impossibilita a identificação dos machos e exige pouca mão-de-obra.

Os machos são capazes de acasalar desde a 7.ª semana de vida e exercem uma atividade sexual muito intensa até aos seis meses. A partir desta idade as suas capacidades reprodutivas vão decrescendo gradualmente. No que diz respeito às fêmeas, estas iniciam a postura às 6 ou 7 semanas de vida e para uma parelha da mesma idade, os primeiros ovos fecundos surgem no 2.º mês. Para além de ser um animal precoce, a codorniz é muito prolífera, chegando a pôr quase um ovo por dia. Este ritmo de postura pode durar um ano ou mais, apesar de verificar-se um decréscimo da produtividade após os 6 meses de idade.

Por forma a rentabilizar a sua produção, torna-se indispensável garantir no interior das instalações as condições ideais em termos de temperatura (18-20 ºC), ventilação e humidade. Um ambiente tranquilo e limpo é igualmente importante.

O regime alimentar deverá ter em conta as necessidades nutritivas para as várias fases de produção. No caso do pinto da codorniz, a dieta deverá cobrir as necessidades de crescimento e de manutenção, enquanto que na fase de engorda deverá cobrir o aumento suplementar de peso e a manutenção. Em relação aos reprodutores, deverão ser cobertas as necessidades de reprodução e de postura, bem como as de manutenção. Para cada uma destas fases, existem vários tipos de alimentos compostos no mercado. Os pintos devem jejuar durante as primeiras 24 horas de vida passando a consumir um concentrado específico, rico em proteínas, até as 3 semanas. A transição da alimentação de pinto para a de engorda, deve ser feita de um modo gradual. A fase de engorda dura trinta dias, atingindo as codornizes um peso vivo de cerca de 120 grs.

 

Pedro Fontes Sampaio
Direção Regional de Agricultura

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.