1 1 1 1 1 Pontuação 5.00 (1 Votos)

Vamos conhecer o cavalo Lusitano?

cavalo lusitano1A raça puro-sangue lusitano, mais conhecida como Cavalo Lusitano, integra a família do cavalo Ibérico e foi reconhecido durante a antiguidade por Gregos e Romanos como o melhor cavalo de combate e de sela de então.

O puro-sangue lusitano é uma raça de cavalos com origem em Portugal, sendo considerado o cavalo de sela mais antigo do mundo, montado há mais de 5 000 anos. A sua criação é mais expressiva no Ribatejo e no Alentejo.

Figurou também como o cavalo de lazer das casas reais europeias durante a idade média, tendo um papel preponderante na equitação académica.

Por serem animais com grande agilidade e flexibilidade, revelando inteligência, empatia e companheirismo, bem como coragem e tranquilidade, foram desde há muito utilizados pela cavalaria portuguesa, sendo ainda hoje a raça utilizada pela Guarda Nacional Republicana.

São uma raça de cavalos vibrantes, fortes e corajosos mas são, em simultâneo, submissos, flexíveis e seguros. Estas características, que foram selecionadas pelo toureio a cavalo e pela arte equestre, fazem do Cavalo Lusitano o eleito para o ensino da modalidade, permitindo-lhe competir em quase todas as modalidades do moderno desporto equestre.

 

cavalo lusitano2Por ser um cavalo versátil, nobre e dócil, que se destaca pela sua notável inteligência, foi também protagonista no filme "O Senhor dos Anéis".

O Cavalo Lusitano apresenta um tamanho médio (peso até aos 500 kg e altura média ao garrote de 1,60m) e membros compridos e musculados.

Após esta pequena descrição, convidamo-lo a estar presente na 60.ª Feira Agropecuária do Porto Moniz, onde poderá disfrutar duma pequena demonstração do que tão nobres animais são capazes de realizar.

Bom espetáculo!

 

Susana Cardadeiro
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural