1 1 1 1 1

Gripe Aviária em Portugal - DGAV realizou sessão de esclarecimentos online

galinha 1 No último mês, foram confirmados em Portugal Continental cinco (5) focos de infeção por vírus da Gripe Aviária (GA).

As medidas de controlo do foco estão já a ser implementadas pela Autoridade Sanitária Nacional, de acordo com a legislação em vigor. Estas medidas incluem a inspeção aos locais onde foi detetada a doença e a eliminação dos animais afetados, assim como a inspeção e notificação das explorações que detêm aves nas zonas de proteção, num raio de 3 km em redor do foco, e na zona de vigilância num raio de 10 km em redor do foco.

 

Assim, todos os detentores de aves devem cumprir com rigor as medidas de biossegurança e das boas práticas de produção avícola, que permitam evitar contactos diretos ou indiretos entre as aves domésticas e as aves selvagens.

Devem ser reforçados os procedimentos de higiene de instalações, equipamentos e materiais, bem como o controlo dos acessos aos estabelecimentos onde são mantidas as aves.

A notificação de qualquer suspeita deve ser realizada de forma imediata, de forma a permitir uma rápida e eficaz implementação das medidas de controlo da doença no terreno. Para o efeito, pode contactar a Direção de Serviços de Desenvolvimento Pecuário, sita à Avenida do Mar e das Comunidades Madeirenses, n.º 23 – 2.º andar, através do telefone 291 201 790 ou do e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

Face a este crescente número de focos de Gripe Aviária em Portugal, a Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) realizou, no passado dia 12 de janeiro, uma sessão de esclarecimentos online, via MSTeams, com a participação de diversos especialistas.

Para visualizar a sessão, carregue AQUI.

Sofia Caetano
Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural