1 1 1 1 1 Pontuação 5.00 (1 Votos)

Escola Agrícola da Madeira recebe ação de esclarecimento sobre o Sistema de Informação de Animais de Companhia

accoes esclarecimento SIAC

 

A detenção responsável e a prevenção do abandono animal engloba, entre outras obrigações, a identificação, registo e licenciamento dos animais de companhia.

O sistema de marcação com um dispositivo electrónico (“chip”) e o registo no sistema informático permite estabelecer a ligação do animal ao seu titular ou, quando aplicável, ao seu detentor e local de detenção, possibilitando a responsabilização do titular do animal pelo cumprimento dos parâmetros sanitários e de bem-estar animal.

Como reforço da detenção responsável dos animais de companhia, o Decreto-Lei n.º 82/2019, de 27 de junho, instituiu o Sistema de Identificação de Animais de Companhia (SIAC), base de dados oficial em vigor a partir de 28 de outubro de 2019, que congrega as bases de dados de animais de companhia anteriormente existentes em Portugal, o Sistema de Identificação de Caninos e Felinos (SICAFE) e o Sistema de Identificação e Recuperação Animal (SIRA).

No SIAC, o médico veterinário que tenha marcado um animal de companhia torna-se também responsável pelo registo do animal, ficando assim desde logo assegurada a identificação do seu titular.

A fim de dotar os médicos veterinários do conhecimento das funcionalidades e requisitos de funcionamento do SIAC, vai a Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), em colaboração com o Sindicato Nacional dos Médicos Veterinários, realizar em todo o país ações de divulgação/formação. Na Região Autónoma da Madeira, a ação de esclarecimento irá decorrer na Escola Agrícola da Madeira, no dia 18 de outubro, a partir das 9h30.

Para mais informações, contacte a Escola Agrícola da Madeira, através do número de telefone 291 145 455 ou do endereço de correio electrónico Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.