1 1 1 1 1 Pontuação 5.00 (4 Votos)

O animal sénior

java 13 anos 1 Tal como nos humanos, a esperança de vida dos canídeos e felídeos tem vindo a aumentar, quer devido à evolução da medicina veterinária quer também pela maior consciência dos proprietários da importância dos procedimentos profiláticos.

O aumento da esperança de vida dos animais também contribuiu para o aumento das patologias próprias dos animais seniores, das quais se destaca, pela sua maior frequência, as patologias do foro oncológico (“tumores”), patologias cardíacas, patologias renais e patologias articulares.

Quanto às patologias do foro oncológico, assumem particular importância os tumores mamários, de longe os mais frequentes, e atingem preferencialmente fêmeas não esterilizadas com idade superior a 7 anos. A administração de anticoncecionais orais aumentam consideravelmente o risco desta patologia, razão pela qual esta prática está contraindicada. A esterilização de todas as fêmeas antes do primeiro “cio” é, claro que com exceção das que se destinem à reprodução, o procedimento de eleição pois elimina as infeções uterinas (piómetras) e contribui para uma diminuição significativa do aparecimento de tumores mamários. A ideia que é importante as fêmeas só serem esterilizadas após o primeiro “cio” e que deveriam ter pelo menos uma parição é comprovadamente falsa.

Em relação às patologias cardíacas, elas são mais frequentes nos canídeos e assumem particular importância as patologias valvulares nos cães de raça pequena e a cardiomiopatia dilatada nos cães de raça grande. Ambas as patologias caracterizam-se por emagrecimento, intolerância ao exercício, aumento da frequência cardíaca e respiratória, tosse e cianose (cor azulada da língua).

As patologias renais, por seu lado, são mais características dos felídeos, visto serem uma espécie que ingere pouca água. Os sintomas principais são emagrecimento, aumento da ingestão de água (polidipsia) e da produção de urina (poliúria), perda de apetite, vómitos, diarreia (por vezes com sangue) e hálito amoniacal intenso.

 

As patologias articulares são comuns aos cães e gatos e a artrose (inflamação crónica) das articulações coxo-femurais é a mais frequente e caracteriza-se por claudicação dos membros posteriores, dor à manipulação das articulações coxo-femurais e dificuldade do animal em subir, saltar e correr.

Para as patologias atrás referidas, seguem-se alguns conselhos para, na medida do possível, prevenir, combater ou, em certos casos, evitar uma progressão rápida das mesmas. O simples ato de palpar as glândulas mamárias da sua gata ou cadela uma vez por mês pode fazer toda a diferença na deteção precoce dos tumores mamários.

No que se refere às patologias renais e cardíacas, aconselha-se o rastreio anual do animal sénior. Este rastreio anual deve incluir uma análise de sangue (bioquímicas e hemograma), uma análise de urina, uma radiografia e eventualmente uma ecografia.

Cientes das grandes diferenças que existem nas necessidades em cada fase da vida dos animais, e dada a sua grande importância, os nutricionistas veterinários desenvolveram alimentos específicos para animais seniores, de forma a melhorarem a sua performance na fase final da vida e também para prevenção nas patologias anteriormente descritas. A ração para estes animais deve ser elaborada com ingredientes de fácil digestibilidade, de modo a garantirem uma excelente absorção dos nutrientes; deve ser rica em antioxidantes (vitamina E, vitamina C, betacarotenos e selénio) para manter um sistema imunitário forte e saudável, retardando assim os sinais de envelhecimento; baixo conteúdo em gorduras e calorias, ajudando assim a manter o peso ideal; rica em ácidos gordos ómega 3 e ómega 6 para manter uma pele e um pelo saudáveis; baixo conteúdo em fósforo e sódio para promover o bom funcionamento renal; um aumento do conteúdo em taurina e L-carnitina para promover um músculo cardíaco (miocárdio) forte e por fim rica em glicosamina e sulfato de condroitina para ajudar a manter umas articulações saudáveis. Como se pode comprovar do atrás exposto, uma ração de qualidade pode ser o pilar para a manutenção da saúde dos nossos fiéis amigos por muitos e bons anos.

 

Conselho Regional da Madeira
Ordem dos Médicos Veterinários

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.