1 1 1 1 1

Por uma gastronomia... sustentável!

familia refeicao A Organização das Nações Unidas (ONU) proclamou em 2016 o dia 18 de junho como o Dia da Gastronomia Sustentável.

A gastronomia é reconhecida como uma expressão cultural relacionada à diversidade cultural do mundo e pode desempenhar um papel relevante, devido à sua relação com as dimensões do desenvolvimento sustentável: a economia, o ambiente e a sociedade.

Desta forma, a ONU pretende reforçar o papel que a gastronomia sustentável pode desempenhar a nível global e realçar que todas as culturas e civilizações são contribuintes e facilitadores cruciais do desenvolvimento sustentável.

Pretende-se assim alcançar os objetivos de desenvolvimento sustentável, promovendo o desenvolvimento da agricultura, a segurança alimentar, a nutrição, a produção alimentar sustentável, bem como a conservação da biodiversidade.

A gastronomia sustentável engloba os tipos de culinária que evitam o desperdício de recursos naturais, com o mínimo de impacto para o meio ambiente, e foco na saúde humana. Significa uma cozinha que tem em consideração a origem dos ingredientes, a forma como os alimentos são cultivados, como chegam aos nossos mercados e aos nossos pratos.

 

Pretende-se o aproveitamento total dos alimentos, não contribuir para o desperdício alimentar, e a utilização de alimentos da época, orgânicos e provenientes de pequenos produtores locais.

Assim, para uma gastronomia mais sustentável, aqui ficam algumas dicas:

- Privilegie os alimentos de origem vegetal;

- Opte pelos alimentos locais e da época;

- Opte por utilizar os alimentos mais perecíveis em primeiro lugar;

- Minimize o desperdício quer na preparação quer na confeção dos alimentos;

- Aumente a utilização de leguminosas. Em algumas refeições, a carne, pescado e ovos, podem ser substituídos pelas leguminosas;

- Opte por cozer a vapor. Desta forma, coze mais rápido, poupa energia, e é mais nutritivo;

- Enquanto cozinha, tente manter a panela tapada;

- Acondicione bem os alimentos;

- Reaproveite as sobras das refeições.

Desta forma, possibilita-se uma gastronomia amiga do ambiente e promotora de saúde.


Bruno Sousa
Nutricionista 0039N
Serviço de Saúde da RAM, EPERAM

 

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.