1 1 1 1 1 Pontuação 4.00 (1 Votos)

Dia Mundial da Segurança Alimentar - prevenir danos à saúde humana!

seguranca alimentar DICAs 1 O Dia Mundial da Segurança Alimentar, proclamado pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) em 2018, é celebrado anualmente a 7 de junho e pretende advertir para a importância da segurança alimentar, desde a produção do alimento até ao seu armazenamento e consumo, de modo a prevenir danos à saúde humana.

Todos os anos, uma em cada 10 pessoas em todo o mundo, adoece devido à ingestão de alimentos contaminados por bactérias, vírus, parasitas ou produtos químicos, como os metais pesados, estimando-se anualmente cerca de 420 000 óbitos, consequentes da ingestão destes alimentos.

Neste ano, o tema escolhido pela FAO para assinalar o Dia Mundial da Segurança Alimentar foi as “Normas Alimentares Salvam Vidas”, destacando a importância das normas alimentares na garantia da segurança do consumidor, apoiando simultaneamente o comércio justo de alimentos em todo o mundo. As normas de segurança alimentar estabelecem várias regras que os alimentos devem atender para proteger os consumidores e criar confiança no produto, das quais se destacam:

- Estabelecer políticas e regulamentos para a produção, manipulação e preparação de alimentos, para assegurar a prevenção da transmissão de doenças, através da redução do risco de contaminação e disseminação de organismos patogénicos, tais como bactérias, vírus e parasitas;

- Assegurar uma rotulagem alimentar adequada, de modo que os consumidores possam fazer escolhas informadas, especialmente em casos de alergias ou restrições alimentares;

- Controlar os riscos químicos, regulamentando os níveis aceitáveis da quantidade de produtos químicos, tais como pesticidas, aditivos e contaminantes presentes nos alimentos;

 

- Estabelecer boas práticas de fabrico, criando diretrizes sobre higiene do trabalhador, manutenção adequada dos equipamentos e medidas de controlo de qualidade, a serem seguidas pelos fabricantes e processadores de alimentos, a fim de assegurar a qualidade e a segurança de todo o processo produtivo;

- Adotar uma rede global de qualidade e segurança alimentar, que promova a confiança do consumidor em produtos importados e evite a disseminação de alimentos inseguros além-fronteiras. Atualmente a nível global é adotado o Codex Alimentarius que é composto por um conjunto de normas alimentares adotadas internacionalmente e apresentadas de modo uniforme.

Este dia destaca a responsabilidade de todos para garantir alimentos seguros, nutritivos e livres de contaminação, incentivando a colaboração entre governos, indústria de alimentos e consumidores.

Tendo em consideração os meses de verão, a adoção de medidas que garantam a segurança alimentar toma especial relevância, pois as altas temperaturas promovem o crescimento bacteriano e aumentam o risco de intoxicação alimentar. Assim, é importante:

- Manter os alimentos perecíveis, tais como carne, aves, mariscos, laticínios e frutas e vegetais cortados, refrigerados a temperaturas inferiores a 4°C.

- Evitar a zona de perigo de temperatura, não deixando os alimentos perecíveis em temperatura ambiente por mais de duas horas.

- Em dias de churrasco ao ar livre, grelhar bem a carne de modo a eliminar qualquer bactéria nociva.

- Embalar alimentos perecíveis em malas térmicas com bolsas de gelo para mantê-los refrigerados.

- Ao consumir água durante atividades ao ar livre, certificar-se que bebe água de fontes potáveis.

- Lavar bem as mãos com água e sabão antes e após manusear os alimentos. Se não houver água disponível, desinfetar as mãos ou usar lenços humedecidos.


Sandra Órfão Gonçalves – 3694N
Nutricionista do SESARAM, EPERAM

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.