1 1 1 1 1 Pontuação 5.00 (1 Votos)

Pizza - o limite está apenas na imaginação!

pizza DICAs 1 O Dia Mundial da Pizza foi comemorado no passado mês de julho, no dia 10.

Quando pensamos em pizza, o que nos vem à ideia? Itália, com certeza. Mas o que muitos não sabem é que a sua história vem de longe, da época dos egípcios, dos romanos e dos gregos. Segundo descrições, inicialmente era feita de massa de pão espalmada, com alguns preparados por cima, como óleos e ervas.

A pizza moderna, como a conhecemos, surgiu em Itália, na cidade de Nápoles, e nasceu da necessidade de ter um produto alimentar barato, que permitisse um consumo rápido, que pudesse ser servido em qualquer refeição e vendido nas ruas ou em restaurantes baratos. Tinha como principais constituintes o tomate, queijo, óleo, anchovas e alho.

Uma das pizzas mais conhecidas é a “pizza Margherita”, a qual deve o seu nome à Rainha Margherita, que visitou Nápoles em 1889.

É a partir dos anos 40 que a pizza atravessa os oceanos, através de imigrantes que foram de Nápoles para os Estados Unidos, e se dissemina o seu consumo por todo o continente americano e posteriormente para o resto do mundo.
(adaptado de https://www.history.com/news/a-slice-of-history-pizza-through-the-ages)

As pizzas estão acessíveis nas pizzarias, restaurantes e hipermercados; compradas prontas a comer ou para colocar no forno (em formato fresco ou congelado); a consumir no local ou entregue ao domicílio. Os sabores e ingredientes são variados e há muitas opções de pizza disponíveis: margherita, quatro estações, romana, de atum, vegetariana e portuguesa, entre muitas outras. Embora menos utilizadas, também são comercializadas as pizzas doces (chocolate, banana, …).

Podemos, no entanto, fazer uma pizza em casa, utilizando ingredientes mais naturais (menos processados), com combinações à medida e gosto de cada um e até adaptada a situações específicas de intolerância ou alergia alimentar. E pode ser um alimento saudável!

 

Ideias e sugestões:

• Base da pizza – pode ser comprada já feita (fresca ou congelada, ou utilizando um wrap, mas estas são opções mais processadas) ou fazer em casa:

- Base tradicional
- Base de couve-flor
- Base com farinhas sem glúten (ex.: arroz, aveia, …)
- Base de batata- doce
- Base de grão-de-bico
- Outras

• Toppings

- Molho de tomate (molho natural, com tomate, alho, manjericão e cebola)
- Legumes e hortaliças (ex.: cebola, tomate, brócolos, espinafres, pimento, rúcula, alho francês, cogumelos, ...) e milho em grão
- Fruta (ananás, maçã, laranja, limão, figo, ...)
- Atum, frango ou marisco
- Queijo magro ralado
- Sementes (chia, linhaça, gergelim, ...) e frutos oleaginosos (noz, caju, amêndoa, …)
- Ervas aromáticas (orégãos, manjerona, salsa, coentros, …)

O limite está apenas na imaginação!

Base de pizza de couve-flor

Ingredientes:

- 1 couve-flor pequena (cozida e bem escorrida)
- 1-2 ovos
- Queijo magro ralado (a gosto)
- Sal q.b
- Pimenta q.b.

Preparação:

Pré-aqueça o forno a 180 oC. Triture a couve- flor, adicione o ovo e o queijo ralado e mexa até obter uma consistência homogénea. Forre um tabuleiro com papel vegetal e disponha/estique a massa. Leve ao forno por cerca de 10 minutos. A base está feita!
(adaptado de https://www.apitadadopai.com/pizza-couve-flor)


Sandra Anjos
Nutricionista - 0721N
Unidade de Nutrição e Dietética do SESARAM, EPERAM

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.